quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ser um jovem cristão é ser muito louco!


O exemplo de Daniel

Dentre todos os personagens da Bíblia, excetuando-se Jesus Cristo por motivos óbvios, aquele de quem mais gosto e busco inspiração é Daniel. Vamos passear um pouquinho pela história desse grande homem de Deus.

Por volta do ano 605 a.C., Daniel foi deportado para a Babilônia, ainda adolescente. Naquela época havia um cerco sobre Jerusalém, que já se prolongava há algum tempo, mas os homens fortes e instruídos foram os primeiros a serem retirados, dentre eles Daniel (2Reis 24:14). Alguns estudos revelam que ele, possivelmente, fosse de uma família de classe alta de Jerusalém. Os profetas Isaías e Ezequias, em Isaías 39:7, já haviam profetizado a deportação para a Babilônia dos descendentes da família real.



Daniel era instruído, sábio e compromissado
Logo quando chegou à Babilônia foi colocado à disposição da corte de Nabucodonosor, como estagiário ou servente. Devido à sua dedicação alcançou o posto de conselheiro de reis estrangeiros.

Daniel significa “Deus é meu juiz”, o que pode ser comprovado por sua força de vontade inabalável, lealdade ao seu povo e consagração de vida a Deus.

Os tesouros do palácio de Salomão e do templo também foram levados, juntamente com milhares de cativos de Judá. Todas as províncias governadas pela Assíria foram dominadas pelos babilônios, o que representava um grande império que abrangia uma enorme parte do Oriente Médio.

Essa dominação se deu através de uma burocracia administrativa bem treinada, habilitada e instruída, uma vez que era muito extensa a área de governo. Devido a essa necessidade e somado à sua sabedoria, conhecimento e boa aparência, quatro jovens hebreus foram escolhidos (Daniel 1:4). (Note a semelhança aos tempos atuais! Capacidade, conhecimento e boa aparência são requisitos essenciais a qualquer empresa ou instituição de hoje).

Assim Daniel, Hananias, Misael e Azarias foram selecionados a prestar serviços de relevante importância no palácio do rei, em razão de suas qualidades. Daniel ainda ganhou maior destaque, em virtude de seu espírito excelente. Ele ficou acima de todos os homens sábios do império e o rei pensava em colocá-lo sobre todo o reino (Daniel 6:1-3).

Mesmo estando em uma terra desconhecida e diferente de seu lar, Daniel sempre orava e buscava a Deus três vezes ao dia. Indiferente às dificuldades e perseguições que ele sofria seu compromisso com Deus era mais forte. Em nenhum momento abriu mão de sua fé e também não fez de esconder, pois orava a Deus nas janelas do palácio. Fico me perguntando o porquê dessa atitude e o que fica claro era que ele estava abertamente expondo sua fé, confiança e compromisso com o seu Deus para quem quisesse ver.
Um dos segredos da vida vitoriosa de Daniel, está bem no início de seu livro no capítulo 1, versículo 8 que diz: “E Daniel propôs [firmemente] no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia (...)”.

Tenho aprendido que “decisão” e “ação” são muito mais do que dois verbos, mas são atitudes do nosso coração e mente que precisamos firmemente tomar, pois nossa vida espiritual está intimamente liga à nossa força de vontade de subjugar a vontade da carne.

Ele tinha “cartaz” com Jesus e deixou sua marca
Daniel foi tão importante que os comentários de Jesus no Sermão do Monte das Oliveiras (Mateus 24 e 25) e muitas das revelações dadas ao apóstolo Paulo encontram harmonia e coesão no escritos de Daniel (confira em Romanos 11 e 2Tessalonicenses 2). Muitos acontecimentos do livro de Apocalipse também encontram referências às visões de Daniel. Em Daniel 7:13 podemos perceber uma clara referência à segunda vinda de Cristo. A descrição que Daniel faz de Jesus (Daniel 10:5-6) guarda bastante similaridade à de João em Apocalipse 1:13-16.

Cabe ressaltar que Daniel foi tão excelente que ele esteve presente em dois reinos: Babilônia e Medo-Persa. Assim como por quatro reis: Nabucodonosor, Belsazar, Dario e Ciro.

Um fato interessante diz respeito à primeira “aparição” de Cristo, o quarto homem na fornalha de fogo, ao lado de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego (Daniel 3:25). Eles foram fiéis ao seu Deus, assim como Ele permaneceu fiel a eles, livrando-os não só das chamas de fogo, mas também do “cheiro do fogo” (Daniel 3:27). A fidelidade de Deus também é comprovada quando Daniel foi injustamente lançado na cova dos leões, história já muito conhecida por nós.
Fico imaginando como é no céu quando fazemos as coisas para o reino de Deus. Você já imaginou como Jesus se sente pelas atitudes que toma? Já pensou que seu nome pode estar em discussão agora mesmo? Quem não gostaria de ser citado nas conversas entre Jesus e os anjos, entre Deus e o Espírito Santo.

Como está seu currículo com Jesus? Faça seu “filme” com Ele.

Ele deixava o Espírito Santo agir
Apesar de o Espírito Santo nunca ter sido anunciado formalmente no livro de Daniel, Ele pode ser facilmente percebido. A interpretação de sonhos, habilidade que Daniel possuía, não era uma adivinhação ou um dom especial, mas sim o poder do Espírito Santo agindo nele. Assim como também o era o discernimento de Daniel em suas profecias sobre o presente e o futuro.

O Espírito Santo só pode agir na vida de alguém se essa pessoa o busca e o deixa aproximar-se para que sua vida seja impactada e transformada pelo Seu poder. Ele tem o símbolo de uma pomba não é à toa. Esse simbolismo significa que para que Ele “venha e pouse sobre você”, é necessário um processo de aproximação, de confiança, de entrega. Tente aproximar-se de uma pomba sem cuidados e veja o que acontece.

Não brinque em serviço, torne-se instruído, sábio, seja diligente em tudo o que você faz, seja no trabalho, seja na igreja, nos estudos. Mesmo sendo levados como cativos Daniel e seus amigos foram escolhidos, possuíam um diferencial, serviam ao Deus verdadeiro, mas também tinham qualidades “seculares” que os tornaram diferentes e acima da média dos outros.

Decida firmemente seguir a Jesus! Decida firmemente ter um relacionamento com o Espírito Santo! Decida firmemente ser lembrado por Jesus! Decida firmemente deixar sua marca nesta geração!

Decida firmemente ser um JESUS FREAK!
Por Fabrício Salum

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails